Biografia: Wizkid (Cantor e compositor Nigeriano)
Biografia: Wizkid (Cantor e compositor Nigeriano)
Wizkidé um cantor e compositor nigeriano. Ele é um dos artistas musicais de maior sucesso comercial da Nigéria. Ele começou sua carreira musical em uma idade muito precoce, apesar da oposição de sua família. Ele alcançou sucesso comercial em uma idade muito jovem, e colaborou com os principais artistas e produtores da Nigéria, bem como Canadá, EUA e Reino Unido. Ele é uma das estrelas africanas mais ricas, como nomeado pela revista Forbes. Ele também foi repetidamente nomeado uma das estrelas em ascensão mais rápida da África pela mídia. Ele entrou na cena musical da liga principal em 2009, depois de abandonar a universidade, e tem estado em ascensão desde então.
Infância e início da vida
Wizkid nasceu Ayodeji Ibrahim Balogun, em 16 de julho de 1990, em Lagos, Nigéria. Sua família fica em Surulere, estado de Lagos, Nigéria. Enquanto seu pai é um muçulmano sunita, sua mãe é uma cristã pertencente à denominação pentecostal.
Seu pai tem três esposas. Ele tem doze irmãos do sexo feminino e é o filho mais novo de seu pai. Ele também é o único filho do sexo masculino de seu pai.
Ele completou sua educação primária e secundária em Surulere. Ele estava interessado em música desde a sua infância, mas sua família não o apoiou para seguir a música como uma carreira em tempo integral.
Ele se juntou ao coro de sua igreja para perseguir sua paixão pela música e pelo canto. Apesar da oposição de sua família, ele começou a seguir sua carreira musical em uma idade muito jovem e lançou seu primeiro álbum de estúdio com a idade de 11 anos, mas este esforço não foi bem sucedido. Ele adotou o nome artístico, 'Lil Prinz', e seu primeiro álbum de estúdio carregava esse nome em vez de seu nome original nos créditos.
Após o fracasso de seu primeiro álbum, ele decidiu se concentrar em seus estudos e completou sua educação escolar. Depois da escola, ele ingressou na Universidade Estadual de Lagos (LASU) em 2009, mas desistiu por não poder se concentrar em seus estudos. Depois de abandonar a LASU, seus pais o matricularam na "Lead City University", uma universidade privada em Ibadan, Estado de Oyo, Nigéria. Mas ele também abandonou esta universidade, depois de duas sessões, já que ele estava se concentrando mais em sua carreira musical agora.
Carreira
Segundo ele, sua carreira musical começou a partir do dia em que ele se juntou ao coro de sua igreja. Artistas como Bob Marley, Fela Kuti, King Sunny Ade, 2 Face Idibia e Sound Sultan foram suas primeiras inspirações e o inspiraram a se tornar um músico. Ele credita ao rapper nigeriano Naeto C o treinamento e orientação quando ele tinha 15 anos de idade.
De 2001 a 2006, ele se apresentou como artista solo com o nome artístico de 'Lil Prinz'. Ele formou uma banda chamada 'Glorious Five' com seus amigos do coro da igreja. Eles conseguiram lançar um álbum de estúdio antes de se separarem.
Ele conheceu o produtor musical OJB Jezreel durante seus dias de luta e ele se tornou seu mentor. Ele se tornou um visitante regular no estúdio de Jezreel assistindo e aprendendo com as gravações de artistas como 2 Face Idibia e Sound Sultan. Jezreel aconselhou-o a parar de gravar por um ano e aprender observando artistas experientes.
Depois de abandonar a universidade em 2009, ele assinou um contrato de gravação com a Empire Mates Entertainment (EME). No mesmo ano, ele começou a gravar para seu álbum de estúdio de estreia com o nome artístico 'Wizkid', que foi intitulado 'Superstar'. Em 2 de janeiro de 2010, ele lançou o primeiro single do álbum intitulado 'Holla at Your Boy'. Em 2 de abril de 2010, ele lançou o segundo single, 'Tease Me/Bad Guy', do álbum e o terceiro single, 'Don't Dull', foi lançado em 6 de dezembro de 2010. O álbum inteiro foi lançado em 12 de junho de 2011, sob o selo EME. As músicas do álbum estavam em inglês e iorubá.
Em 2012, ele assinou um contrato de endosso com a Pepsi, que supostamente valia US $ 350.000. No mesmo ano, ele começou a trabalhar para seu segundo álbum de estúdio, 'Ayo'. O álbum foi inicialmente intitulado 'Chosen', mas mais tarde foi alterado para 'Ayo'. O primeiro single do álbum intitulado 'Jaiye Jaiye' foi lançado em 2 de maio de 2013, e contou com o músico nigeriano Femi Kuti. O álbum foi lançado em 6 de setembro de 2014. Possui participações especiais de artistas como Femi Kuti, Banky W, Seyi Shay, Phyno, Tyga, Akon e Wale.
Em 5 de março de 2013, ele anunciou sua decisão de estabelecer sua própria gravadora, 'Star Boy Entertainment'. No mesmo ano, ele assinou acordos de endosso com a rede móvel MTN e a empresa de cerveja Guiness.
Em 5 de janeiro de 2015, ele lançou o videoclipe da música, 'Ojuelegba', de seu álbum 'Ayo'. A versão remix da canção conta com vocais convidados do rapper canadense Drake e do rapper inglês Skepta. Em abril de 2015, ele colaborou e se apresentou com o cantor americano Chris Brown em uma música intitulada 'African Bad Gyal' no show de Brown em Durban, África do Sul. Em maio de 2015, ele lançou uma música intitulada 'Expensive Shit' e também anunciou planos para lançar um EP.
Em 2016, ele forneceu vocais convidados na música de Drake 'One Dance' e também esteve envolvido em sua escrita e produção. A canção foi um grande sucesso e alcançou o número um na Billboard US Hot 100 em 12 de maio de 2016. A canção liderou as paradas em 15 países, tornando-o o artista pop de maior sucesso da Nigéria. Em 5 de junho de 2016, ele lançou o single "Like This" na OVO Radio de Drake. Em 14 de julho de 2017, ele lançou seu terceiro álbum intitulado 'Sounds from the Other Side' em todas as plataformas digitais.
Prêmios e Conquistas
Ele recebeu três Billboard Music Awards, um BET (Black Entertainment Television) Award, dois prêmios MOBO (Music of Black Origin), sete Headies Awards, quatro MTV Africa Music Awards, um MTV Europe Music Award, seis Nigeria Entertainment Awards, dois Channel O Music Awards, dois Ghana Music Awards, dois City People Entertainment Awards e um Future Award.
Vida Pessoal
Várias mulheres o acusaram de ser pai de seus filhos, o que ele negou, mas algumas alegações foram consideradas verdadeiras. Em 2011, o 'Nigerian Entertainment Today' (NET), após uma investigação minuciosa, informou em sua edição de 22 de agosto, que ele teve seu primeiro filho aos 21 anos e o nome da mãe era Sola Ogudugu, que era um estudante universitário de graduação na época. Ele continuou refutando o relatório por dois anos antes de aceitá-lo em outubro de 2013. Em outubro de 2013, ele postou a foto de seu filho de dois anos, Boluwatife Balogun, em sua conta no Instagram. Ele também tem outros dois filhos, Ayodeji Balogun e Zion Balogun, de duas mulheres diferentes e expressou seu desejo de ter uma filha depois de ter três filhos. Todas as mães de seus filhos eram "mães bebês" menores de idade quando engravidaram de seus filhos.
Enviar um comentário