Na semana passada, me deparei com o conceito decorrida descalço fiquei imediatamente intrigado com isso.
Se você está se perguntando o que é correr descalço, é bem – muito simplesmente, correr sem sapatos. Aparentemente já existe um movimento descalço que começou desde a década de 1960, defendendo andar descalço em diversas atividades, como o dia a dia e a corrida. E esse movimento está rapidamente ganhando popularidade ao longo dos anos.
Pense nisso, nos primeiros tempos, os seres humanos sobreviviam perfeitamente bem sem sapatos. Em algum lugar ao longo do caminho, os sapatos foram inventados (por razões perfeitamente válidas, tenho certeza, como proteção e limpeza). Com o tempo, eles se tornaram uma mercadoria e foi uma farsa social sair de casa sem sapatos. E então, nos últimos séculos, os sapatos evoluíram (ou degeneraram, dependendo de como você vê) em bens materiais / acessórios de moda – que, ironicamente, machucaram nossos calcanhares e pés (especialmente para meninas), derrotando a própria razão pela qual até usamos sapatos para começar.
E parece que já existe toda uma gama de resultados de estudos sobre como correr descalço é realmente melhor para nós, com mais sendo feito enquanto falamos.
A noção de correr descalço despertou meu interesse. Por um lado, eu amo tentar coisas novas – é através da experimentação que eu faço minhas escolhas de estilo de vida. Se eu tentar e eu gostar, eu posso continuar com ele. Se eu não fizer isso, então pelo menos eu sei que eu tentei e não me convém. Nada a perder, mas tudo a ganhar. Esta é também a lógica para 21 dias cultivar um novo programa de hábitos – para todos os novos hábitos, experimente-o por 21 dias sem viés negativo e veja como é antes / depois, em vez de descartá-lo no início.
Mais importante ainda, correr descalço me interessou porque eu gosto de toda a noção deir au naturale. À medida que viajo no caminho do crescimento pessoal, estou vendo cada vez mais como estamos intimamente ligados à natureza / ao universo. Muitas regras e princípios pelos quais vivemos hoje (como comer carne, cozinhar alimentos, usar sapatos, etc.) foram criados ao longo da história humana, e muitos deles existem agora mais como hábitos / prática, do que por necessidade. Muitas delas são complicações desnecessárias que nos separam de nossa verdadeira fonte. Reconhecer esses "ruídos" físicos e barreiras e eliminá-los gradualmente nos aproxima de nosso eu superior. Fiquei surpreso por nunca ter pensado em correr / andar descalço antes – muito a ver com o condicionamento social de que é uma necessidade usar sapatos.
Minha Primeira Corrida Descalço
Então, 2 noites atrás, eu parti para a minha primeira corrida descalça. Eu escolhi 10 + pm, meu tempo regular de corrida. Eu gosto de correr de manhã cedo ou tarde da noite, quando é calmo, refrescante e pacífico. Como meu ponto de corrida era um conector de parque logo atrás da minha casa, fui direto sem sapatos.
Andar descalço
A primeira coisa que senti quando saí de casa foi a quão refrescante e lisa era a superfície das calçadas. Eu nunca percebi isso, já que eu sempre usava sapatos saindo. Eu me senti presente e conectado a cada passo enquanto caminhava até o elevador, ficava no saguão e pegava o elevador até o nível do solo.
Enquanto caminhava até o parque, caminhei em diferentes superfícies, incluindo pavimentos de concreto, estradas (concreto asfáltico) e solo cimentado. Foi interessante sentir as diferentes texturas e temperaturas dos terrenos – definitivamente algo que eu não tinha prestado atenção com sapatos. Os pavimentos de concreto pareciam muito refrescantes e lisos – como se você pudesse simplesmente deslizar sobre eles. As estradas pareciam ásperas e granuladas. um pouco espinhoso também. Terrenos cimentados pareciam um intermediário de concreto e estradas.
Foram apenas 2 minutos caminhando até o caminho, e eu já me sentia mais consciente e presente do que o meu eu normal ao andar com sapatos. Eu estava ciente de cada passo que eu dava, como me sentia e minha conexão com o chão sempre que meu pé tocava a base com ele.
Correndo descalço
Então cheguei ao parque. A propósito, antes deste experimento, eu não lia muito sobre corrida descalça. Eu queria experimentá-lo em primeira mão sem ser tendencioso pelo que os outros têm a dizer. Se for realmente bom, eu sentiria por mim mesmo. Eu não queria pensar demais no processo também. Se nós, seres humanos, prosperamos perfeitamente bem sem sapatos no passado, todos os detalhes, como a postura correta, a postura de corrida, o ritmo, a forma de pouso, os passos, etc., devem vir naturalmente quando eu começar a correr descalço.
E foi o que aconteceu. Comecei com uma corrida lenta e fácil, dando passos cautelosos, um de cada vez. Depois de alguns passos, deixei meus instintos assumirem o controle da minha postura de corrida e ganhei velocidade. Em apenas alguns minutos, pude ver imediatamente a diferença entre correr descalço e correr com sapatos.
Conclusões gerais
Depois de correr descalço por 2 dias (eu fui para uma segunda corrida descalço ontem) de 3 km de cada vez, estou começando a amar correr descalço. E aqui estão 10 razões pelas quais:
10 razões para correr descalço
1. Conectividade. Quando eu corria com tênis de corrida no passado, eu apenas sentia o ar fresco e mergulhava nas vistas do céu / árvores / estrelas enquanto corria. Correr descalço adiciona uma nova dimensão à experiência de corrida – sinto todo um nível de conexão com o solo e, como corolário, com o ambiente em que estou.
2. Passos mais leves. Com tênis de corrida, meus pés estavam completamente protegidos do chão. Eu nunca poderia sentir meus passos, exceto pelo "baque" entorpecente entre meus pés e as solas dos meus sapatos / chão sempre que pouso. Isso me fez dar passos pesados subconscientemente. Com a corrida descalça, eu definitivamente estou correndo muito mais leve do que antes. Eu não estou batendo mais nos meus joelhos / tornozelos / pés.
3. Pouso certo. As pessoas que usam tênis de corrida normalmente aterrissam o calcanhar primeiro (também conhecido como saltos duros), o que coloca mais estresse no pé. A forma correta de corrida deve ser pousar na frente ou no meio do pé. Aqui está o que um artigo do Discovery News diz sobre o pouso:
A diferença na forma como o pé bate no chão é importante. O estudo de Lieberman examinou as tensões físicas nos pés com diferentes tipos de corrida e descobriu que as pessoas com tênis de corrida atingem o chão com a massa de toda a perna, quase 7% do corpo. Isso é mais de três vezes o peso do impacto para correr descalço.
"É realmente sobre como você atinge o chão", disse Lieberman, especializado em biologia evolutiva humana. "Quando você bate no chão, parte do seu corpo chega a um ponto morto."
Para os corredores com sapatos almofados, "é literalmente como alguém batendo em você no calcanhar com um martelo", disse Lieberman. Mas, ele disse que "a maneira pela qual os corredores descalços correm é mais ou menos livre de colisões".
Curiosamente, cheguei à mesma conclusão durante a minha primeira corrida descalça, antes de ler sobre isso. Com tênis de corrida, eu pousava nos meus calcanhares e isso causava muito impacto. Quando corro descalço, ajusto-me automaticamente e aterro nos meus antepés/médios. Como posso sentir meu pé no chão, posso dizer imediatamente se estou pousando incorretamente a cada passo. Após a minha primeira corrida descalço, tive uma pequena bolha no canto superior esquerdo da minha sola direita, o que vejo como um sinal de que estou exercendo mais força do que o necessário naquela área. É uma indicação de que devo distribuir meu peso em outras áreas ao pousar.
4. Melhor postura. Tudo é muito instintivo e não leva mais do que apenas alguns passos para que eu entre em uma postura de corrida confortável. O contato entre o pé e o chão é como um feedback instantâneo se minha postura precisa ser corrigida e, em caso afirmativo, como. Em retrospecto, minha postura e postura de corrida pareciam rígidas quando corria com sapatos.
5. Liberdade e Liberdade. Correr sem sapatos me fez perceber o quão obrigatório era ter meus pés enrolados em meias e fechados em sapatos. Ao correr descalço, posso sentir meu calcanhar, meia sola, antepés e dedos dos pés contra o chão e roçando o ar de resfriamento a cada passo. É uma experiência libertadora.
6. Atenção plena. Cada passo que dou, estou ciente. Toda vez que meu pé toca o chão, posso sentir o chão e meu pé. Durante a minha corrida, estou presente, de mim mesmo, da minha postura, do meu entorno, do meu ambiente.
7. Menos estresse para os joelhos / pés / articulações. Estudos mostraram que correr descalço traz menos estresse para os pés, mesmo quando comparado com tênis de corrida caros (Nike, Adidas e Reebok incluídos). Um novo estudo sugere que os tênis de corrida podem causar danos aos joelhos, quadris e tornozelos. Com tênis de corrida, tendemos a deslocar nosso peso para os tornozelos, o que leva a uma maior possibilidade de entorses de tornozelo. Você pode ter ouvido como a corrida prolongada causa dor na rótula – suspeito que seja por causa dos passos pesados que damos com tênis de corrida, em vez de correr sozinhos. Ao correr descalço, é menos provável que isso aconteça, já que você obtém uma melhor postura de corrida (Razão # 4) e passos mais leves (Razão # 2), o que significa menor peso em seus joelhos / tornozelos / pés.
8. Dá-lhe pés mais fortes. Todo o uso de sapatos tornou nossos pés fracos e macios. Na verdade, alguns de nós usam sapatos mal ajustados que apertam os dedos dos pés / pés. Aqui está um trecho interessante de um artigo "Go Barefoot to Get Stronger":
Ao longo de anos usando sapatos, nossos pés perdem sua capacidade tátil, o que já é ruim o suficiente. Mas eles também não conseguem se desenvolver em seu tamanho e forma adequados. Tendões e ligamentos encurtam, os músculos enfraquecem e o risco de lesões no pé e tornozelo aumenta.
Se soa como a antiga tradição chinesa de amarrar os pés, meio que é. "É idêntico, mas em menor grau", diz Rooney. "Os sapatos esmagam o pé em posições anormais e você não obtém o movimento para o qual o pé foi projetado."
Andar descalço constrói nossos músculos do pé e os torna mais fortes, do jeito que deveriam ser.
9. É divertido! Você se lembra dos tempos em que era jovem e corria descalço? Qual foi a sensação? Caminhar/Correr descalço trouxe uma sensação de admiração infantil que se perdeu há muito tempo, como dançar na chuva. Tornou a corrida divertida, mais divertida do que normalmente é. Acabei correndo mais do que o meu percurso normal (3km vs. 2,4km).
10. Economiza dinheiro. Eu gostaria de saber sobre corrida descalça antes de comprar todos os tênis esportivos – Adidas, Reebok, tênis de futebol, Nike Air, Zoom, Zoom + e o que não. O vestuário esportivo se tornou mais acessórios de moda e custou mais do que deveria. Se eu somar todo o dinheiro que gastei em sapatos esportivos ao longo dos anos, isso facilmente se resume a mais de um grande. É muito dinheiro que poderia ter sido poupado e utilizado para melhores fins.
Atenção dos outros?
Se você está se perguntando sobre o que os outros podem pensar, eu não notei nenhum olhar aberto ou atenção indesejada de outras pessoas. Mas, novamente, eram cerca de 22h da noite, então pode não ser tão óbvio assim. As pessoas que o viram provavelmente estavam muito enroladas para prestar muita atenção.
Executando o Surface
A pista é feita de concreto asfáltico, se não estou errado – não é lisa como o solo de concreto, mas também não é tão granulada quanto as estradas, por isso era bom para correr descalço, exceto por um galho e pedra esporádicos. Idealmente, eu gostaria de correr nas pistas do estádio que são emborrachadas e seguras de objetos estranhos, mas o estádio mais próximo fica a 20 minutos de distância, então o parque é a minha melhor opção.
Continuando com a corrida descalça
Vou continuar correndo descalço pelas próximas semanas e, se nada der errado, planejo torná-lo um hábito permanente. :) Eu poderia trazê-lo um pouco mais longe, indo descalço em minhas atividades do dia a dia. As únicas preocupações que tenho serão (1) superfícies quentes durante o dia e (2) atenção indesejada.
Tente correr descalço por si mesmo
Se você está intrigado com a noção de corrida descalço ou não, eu diria que tente por si mesmo antes de tirar qualquer conclusão sobre isso. Aqui estão alguns recursos que você achará úteis:
Como começar
- Corrida descalça (Wiki)
- Mitos da Corrida Descalço
- Então, você quer começar a correr descalço?
- Born To Run (Livro de Christopher McDougall)
- Você deve começar a correr descalço? Em caso afirmativo, como? (Vídeo)
- Sociedade para a Vida Descalço
- Extensa Q & A de 5 partes sobre corrida descalça: Parte 1/2/3/4/5
Calçado Vibram 5 dedos (para corrida descalço)
- Site Oficial da Vibram
- Revisão de Vibram Five Fingers(BarefootRunningShoes.Org)
- Vibram Five Fingers Calçado(Tim Ferris' Blog)
- Hot Summer Gear: Vibram FiveFingers (Vídeo do Youtube)
- Teste de Campo: Vibram Five Fingers (Vídeo do Youtube)
Atualização de junho 3 '10: Mais de 8k visitas neste artigo em apenas 3 dias! Muito obrigado a todos que compartilharam isso com os outros. Houve muitos links para este artigo, incluindo umarevisão de vídeopor Josue, que encontrou valor em correr descalço depois que ele se recuperou de uma ruptura do Tendão de Aquiles. Sinta-se à vontade para compartilhar este artigo com mais pessoas para aumentar a conscientização sobre a corrida descalça.
Isso faz parte da Série Cultivar Bons Hábitos. Confira a série completa:
- 21 dias para cultivar hábitos transformadores de vida
- Acordar cedo:9 razões para acordar cedo| 21 dicas para acordar cedo
- Parar de refrigerante: 5 razões para parar de beber refrigerante (e como fazê-lo)
- Melhore sua postura: Benefícios de uma boa postura (e 13 dicas para obter uma)
- Seja livre de TV: 10 razões pelas quais você deve parar de assistir TV
- Estar no Tempo: Como Estar no Tempo
- Meditação: 10 razões pelas quais você deve meditar| Como meditar em 5 passos simples
- Gerencie e-mails de forma eficaz: Como gastar menos tempo em e-mails
- Corra descalço: 10 razões para correr descalço
- Alimentação emocional: Como parar de comer emocional (série de 6 partes)
Enviar um comentário